1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (232.332 votos, média: 0,00 de 5)
Loading...

Pronaf Documentos Necessários

A exportação de produtos agrícolas é o maior setor da economia brasileira. Isso acontece devido aos grandes produtores do país. Mas os pequenos não são deixados de lado, através do Pronaf, o Governo Federal trabalha no desenvolvimento dessa área. Aqui vamos falar sobre como realizar um financiamento.

O que é o Pronaf?

O Pronaf (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar) faz parte das políticas públicas brasileiras. Foi criado em 1996, para buscar o desenvolvimento da agricultura familiar em todo o território nacional. Ele é muito conhecido no meio rural pelos financiamentos que realiza, mas também possui outras funções.

Saiba mais informações, acesse: Simulador Caixa Federal – Simulação

Pronaf Documentos Necessários

Pronaf Documentos Necessários

Conheça os Objetivos do Pronaf

O Pronaf possui alguns objetivos em seu estatuto, como atender de forma diferenciada os mini e pequenos produtores rurais; disponibilizar condições para melhorar a capacidade produtiva; criar emprego e renda; atuar no combate das desigualdades sociais; e utilizar de forma mais eficaz o trabalho familiar. Isso acontece através de financiamentos para os pequenos produtores rurais.

Saiba mais informações, acesse: Simulação de Imóvel da Caixa

Documentos Necessários para o Cadastro no Pronaf

Quem deseja conseguir um financiamento necessitará comprovar alguns documentos sobre a propriedade. Confira: A declaração de aptidão do Pronaf, que seja atualizada. Um mapa para a localização do local. Comprovante de licenciamento ambiental, se houver. Autorização para a utilização de água, se o local possuir rio. É fundamental apresentar o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural, feito pelo Incra, comprovando que realmente é imóvel rural. E a Certidão Negativa de Débito, emitida pelo INSS.

Saiba como Funciona o Pronaf

O Pronaf ajuda projetos, seja individual ou coletivo, para isso devem gerar renda aos agricultores familiares. Conta com as melhores taxas de juros em relação a financiamentos rurais. O Pronaf pode ser buscado para o financiamento de máquinas, equipamentos e infraestrutura que ajudem na safra.

O primeiro local para contatar é a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) ou sindicato rural, os órgãos vão ajudar na obtenção da declaração de aptidão ao Pronaf, que será emitida de acordo com a renda anual e as atividades realizadas, fazendo o agricultor ser levado para as linhas de crédito a que tem direito. Para conseguir o benefício a pessoa deve ter o CPF (Cadastro de Pessoa Física) legalizado. As taxas de juros variam a cada ano, de acordo com a produção realizada por cada setor disponível.

Pronaf Documentos Necessários

Pronaf Documentos Necessários

Benefícios do Pronaf

Com o Pronaf o produtor rural vai poder investir em seu negócio e realizar o pagamento em longo prazo. Dessa forma acaba não enfrentando problemas com parcelas em curto prazo, possuindo um dos melhores períodos de carência. O produtor já estará tendo lucro quando for quitar a dívida.

Saiba mais informações, acesse: Como Atualizar o Boleto da Caixa 

Quem pode Solicitar Financiamento?

O Pronaf possibilita a utilização predominante de trabalho familiar na agricultura. É oferecido para quem possui a renda bruta anual familiar de até R$ 360 mil, sendo que 50% do valor deve ser obtido através de sua propriedade rural, seja com agricultura ou não. As pessoas devem morar na propriedade ou em local próximo. E também não podem ter área superior a quatro módulos fiscais.

Recomendados para você:

Comente (será moderado)