1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

O que é e Como Funciona o Capital de Giro?

Você já ouviu falar em capital de giro? Ele é muito importante para todas as empresas, principalmente aquelas que estão começando. Se você está prestes a abrir o seu negócio, é fundamental que busque conhecer todos os termos que envolvem a parte administrativa e saiba como obter os serviços e tudo que for necessário.

Descubra a seguir o que é e como funciona o capital de giro.

O que é e Como Funciona o Capital de Giro?

O capital de giro nada mais é do que o capital – dinheiro – necessário para financiar as operações de uma empresa, seja oferecendo recursos para financiamento de clientes, recursos para manter o estoque ou até mesmo recursos para pagamentos dos fornecedores. O capital de giro pode ser usado ainda para pagar os funcionários e todos os demais custos operacionais.

O que é e como funciona o capital de giro? (Imagem: Divulgação)

O que é e como funciona o capital de giro? (Imagem: Divulgação)

Ele está ligado diretamente com todas as contas que envolvem sua empresa, por isso todo negócio precisa de um capital de giro. O capital de giro é o dinheiro que sua empresa possui para lidar com os gastos do dia a dia.

Como Calcular Capital de Giro

O capital de giro é influenciado por vários fatores, sendo eles todas suas contas a receber, sua conta bancária, os custos com energia elétrica e outros gastos do dia a dia. O capital de giro é formado pelo valor dos estoques, das contas a receber, do caixa ou ainda da conta corrente.

Há uma fórmula que permite que você descubra o seu capital de giro líquido – CGL, e se preferir você também pode buscar por planilhas que auxiliem o cálculo na internet. Para descobrir o seu capital de giro líquido você deve diminuir o seu ativo circulante do seu passivo circulante.

Ou seja, primeiro você deve calcular todo o seu caixa, valor em bancos, aplicações financeiras, contas a receber e outros valores que estão previstos para entrar; depois você deve pegar esse valor e diminuir no valor que deve ser pago aos fornecedores, nas contas a pagar, empréstimos e outros gastos adicionais.

O que é e como funciona o capital de giro? (Imagem: Divulgação)

O que é e como funciona o capital de giro? (Imagem: Divulgação)

Capital de Giro Próprio

O capital de giro próprio é o resultado do cálculo entre o ativo circulante e o passivo circulante, como mencionamos acima. Para descobrir o seu capital de giro próprio ou capital de giro líquido, você deve efetuar o cálculo que ensinamos anteriormente.

O resultado do cálculo será o valor do seu capital de giro próprio.

Capital de Giro Liquido

O capital de giro líquido leva em conta o saldo disponível e os empréstimos da empresa, para que assim seja possível descobrir o valor da reserva para fazer a empresa funcionar, mas tem como principal objetivo inteirar o dono do negócio do valor que o mesmo precisa ter para arcar com seus gastos mensais.

Capital de Giro Contabilidade

Se você não entende muito dessa parte dos negócios, o melhor a se fazer é contratar um contador ou ter uma empresa de contabilidade à disponibilidade de sua própria empresa. Dessa forma todos os cálculos serão efetuados corretamente e você não precisará se preocupar com muita coisa.

O que é e como funciona o capital de giro? (Imagem: Divulgação)

O que é e como funciona o capital de giro? (Imagem: Divulgação)

Necessidade de Capital de Giro

A necessidade de capital de giro é algo que acontece no ciclo de caixa de uma empresa. Quanto mais longo for o ciclo, maior é a necessidade de capital de giro. Por isso o principal objetivo das empresas é diminuir o ciclo de caixa, efetuando os pagamentos mais tarde e recebendo mais cedo.

Para atingir esse objetivo é preciso modificar várias coisas, como os prazos de estocagem, o tempo de produção e outros fatores.

Recomendados para você:

Comente (será moderado)