1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Novas regras do seguro desemprego: saiba quais são!

As novas regras do seguro desemprego são uma série de mudanças para fazer com que o seguro desemprego se torne um benefício mais justo, evitando ainda que este tipo de benefício seja excluído de vez das garantias que a CLT traz ao trabalhador devido à crise política pela qual passamos.

Vamos falar das novas regras do seguro desemprego, o que muda e como isso pode afetar você, além de informar quais são os novos procedimentos para que você possa fazer uso desse benefício tão importante para a seguridade do trabalhador brasileiro.

Quais as novas regras do seguro desemprego?

Com as novas regras do seguro desemprego, serão beneficiadas pessoas que tem mais tempo de empresa e ainda aquelas que já têm mais tempo de contribuição. No caso, a obrigação de ter sido demitido sem justa causa é a mais importante de todas, permanece. Agora, porém, é necessário observar essas novas regras do seguro desemprego:

Se for a sua primeira solicitação de seguro desemprego, é necessário que você tenha trabalhado pelo menos 12 meses na empresa da qual foi demitido para poder requerer o seguro desemprego.

Novas regras do seguro desemprego: saiba quais são!

Novas regras do seguro desemprego: saiba quais são! Imagem:divulgação

Para a sua segunda requisição, o período mínimo na empresa para poder requerer o seguro desemprego são 9 meses

A partir da terceira requisição, pode-se pedir o seguro desemprego com 6 meses de trabalho na empresa que tiver feito a demissão sem justa causa.

Além de fazer com que seja mais fácil compreender quando e como pedir o seguro desemprego, essas regras apenas complementam as anteriores, como o intervalo de dois anos entre uma requisição do seguro desemprego e outra, não estar recebendo nenhum outro tipo de benefício governamental, a não ser pensão por morte e auxílio doença.

Como requisitar o seguro desemprego?

Apesar das novas regras do seguro desemprego, a requisição ainda é, basicamente, a mesma. É necessário que você até um dos postos de atendimento da secretaria do trabalho e emprego da sua cidade e faça a requisição do seguro desemprego, com os papéis que lhe serão fornecidos no momento da sua demissão.

seguro desemprego

Seguro Desemprego. Imagem:divulgação

Como a quantidade de papéis neste momento pode ser muito grande, é importante que você pergunte ao responsável pelo RH e do sindicato (que pode ou não estar presente, dependendo da quantidade de tempo trabalhado você tem na empresa) quais papéis são necessários para cada um dos seus benefícios, como seguro desemprego, FGTS e similares.

Com essas informações, você terá muito mais facilidade de requisitar seu seguro desemprego e ainda mais facilidade para conseguir uma nova vaga de emprego, usando seu benefício para uma manutenção do seu estilo de vida enquanto isso.

Recomendados para você:

Comente (será moderado)