MEI: Saiba Como Imprimir o Seu Boleto – Carnê

Todo MEI – Microempreendedor Individual – deve pagar mensalmente um boleto com um determinado valor, referente ao seu INSS e as taxas que devem ser pagas ao estado ou município, dependendo do tipo de empresa que possui. Essa taxa não chega a ser nem de R$100,00, sendo este um dos fatores que leva muitas pessoas a se tornarem MEI. Esse boleto não chega na residência do indivíduo: deve ser impresso online e pago até o dia quinze do mês seguinte.

Caso você não saiba como imprimir o seu boleto ou tenha dúvidas em relação ao boleto vencido, poderá descobrir todos os detalhes sobre o boleto de pagamento do MEI.

MEI carnê

O pagamento do MEI é feito através do DAS – Documento de Arrecadação Social -, que também pode ser chamado de carnê. Entretanto, consiste em apenas um documento que é impresso a cada mês. Através desse documento é que o empresário irá recolher os seus impostos e se manter em dia com suas obrigações. O não pagamento do DAS pode levar a sua empresa e ficar inadimplente e você pode ter que acabar fechando a mesma. Além disso, os débitos continuam em aberto até serem quitados, por isso é extremamente importante sempre efetuar o pagamento, ainda que em atraso.

Há três maneiras de efetuar o pagamento do MEI: através de débito automático, pagamento online ou do boleto para pagamento, que é um dos mais usados.

Imprimir boleto MEI vencido

O seu boleto MEI venceu e você esqueceu de pagar? Ou pior, nem chegou a imprimi-lo? Fique calmo, ainda há como pagar. Você só precisa retornar ao Portal do Empreendedor e reimprimir ou imprimir o boleto para pagamento. Se o prazo já tiver vencido, o novo boleto virá acrescido de taxas e multas que são calculadas automaticamente e você terá um novo prazo para pagar.

Tente sempre pagar o seu boleto até a data prevista no mesmo e, só imprima um novo documento quando ter certeza de que poderá pagá-lo.

Emitir boleto MEI

Para emitir o boleto MEI você deve acessar o Portal do Empreendedor ou o site da Receita da Fazenda: http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Aplicacoes/ATSPO/pgmei.app/. Informe o seu CNPJ completo, logo depois os caracteres da imagem e clique em “Continuar”.

Na página seguinte você poderá imprimir o boleto e pagá-la nas agências bancárias ou lotéricas de todo o país.

Declaração MEI

A Declaração do MEI, também conhecida como DASN ou Declaração Anual de Faturamento, é um documento que consta todos os gastos e lucros de sua empresa no ano que passou. Essa declaração deve ser feita uma vez por ano e enviada até o dia 31 de maio pela internet.

Para fazer a declaração, o empresário precisa fazer um relatório de todas as receitas obtidas a cada mês. É possível encontrar vários modelos na internet. Antes de terminar, verifique se os valores das notas fiscais foram colocados corretamente. Por fim, é só enviar através do Portal do Empreendedor ou da Receita Federal.

Consulta MEI

A consulta MEI, também chamada de CNPJ suspensos, é ideal para você verificar a situação do seu documento. Através dessa consulta você pode descobrir se o seu documento está ou não suspenso.

A consulta pode ser feita diretamente no Portal do Empreendedor, basta selecionar “Consulta de CNPJ Suspensos”. Na página seguinte informe o seu CNPJ completo, o CPF e os caracteres da imagem. Clique em “Consultar”.

Como consultar o boleto do MEI

Para consultar o boleto do MEI e também imprimi-lo você deve seguir o mesmo passo a passo dado anteriormente. Você pode emiti-lo diretamente no site da Receita Federal ou acessar através do Portal do Empreendedor. As informações solicitadas não mudam.

Boleto simples nacional

O boleto Simples Nacional é o mesmo boleto do MEI, só recebe esse nome pois os tributos são pagos no âmbito do Simples Nacional. Por isso mesmo, no site do programa, também é possível acessar o boleto e imprimi-lo.

Recomendados para você: