1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

FIES 2016. Inscrições

FIES 2016. Inscrições

É muito provável que você já tenha ouvido falar no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), iniciativa que democratiza o acesso à educação por meio de financiamento das mensalidades em instituições que tenham recebido avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior- SINAES.

Para a edição do Fies 2015, o Ministério da Educação (MEC) divulgou alterações nas regras. A partir de agora, novas regras serão implementadas no uso simultâneo do Fies e do ProUni – Programa Universidade para Todos. Essa é mais uma mudança, a anterior ocorreu no ano de 2010.

FIES. (Imagem:Divulgação)

FIES. (Imagem:Divulgação)

Outra mudança é sobre a nota de entrada, obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), para recorrer ao financiamento. Os candidatos interessados no benefício precisarão apresentar nota maior ou igual a 450 pontos na prova objetiva e superior a zero na redação. É uma exigência do Fies, que o candidato tenha participado de alguma edição do Enem a partir de 2010.

Como se inscrever no FIES 2016

As inscrições para obter o financiamento para a graduação, de estudantes matriculados em faculdades particulares que possuem cursos avaliados de maneira positiva em processos conduzidos pelo Ministério da Educação, pode ocorrer a qualquer momento.

Para pedir o Fies 2016 é preciso ter cadastro no site oficial do programa informando os dados pessoais, como o número do CPF, a data de nascimento e endereço de e-mail. Na ocasião, o candidato escolherá uma senha pessoal de acesso. A confirmação da senha será enviada por e-mail para validar o primeiro acesso.

FIES. (Imagem:Divulgação)

FIES. (Imagem:Divulgação)

Mas tenha calma e preste atenção, pois a inscrição no Fies oi ainda concluída. É preciso que o candidato finalize sua inscrição para o Fies 2016, respondendo aos dados solicitados. Outra orientação é que ele comprove e valide as informações junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – CPSA, um órgão que está localizado na própria instituição de ensino superior que o aluno está matriculado.

Vários documentos serão exigidos, tendo o candidato o prazo de até 10 dias para apresentar os documentos. Depois, basta se deslocar até a instituição financeira e a agência que foram escolhidas pelo candidato no ato da inscrição.

O que é o FIES 2016

O Fies é um programa de financiamento que opera com taxas baixas de 3,4% ao ano, dando aos universitários a oportunidade de o estudante solicitar o benefício sem prazo estipulado para inscrições. É uma chance que tem mudado a vida de muitos jovens universitários, que conseguiram concluir o curso com sucesso e sem aperto financeiro.

Recomendados para você:

Comente (será moderado)