1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Dificuldade de Renovação do Fies

Fies 2016

Muitas são as pessoas que almejam ter uma vida profissional com maiores oportunidades e chances claras de ter condições de crescer no ramo que escolher, porem, sem um curso de qualidade ou qualificação fica difícil.

Pensando nisso o Governo Federal lançou uma série de programas que estimulam as pessoas a se qualificarem. E um desses programas que tem grande aceitação no Brasil inteiro é o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). Porem, muitas pessoas estão tendo problemas nesses últimos dias para renovar a sua concessão de financiamento e estão sujeitos à perderem os seus benefícios.

Saiba mais informações, acesse: Fies inscrições 2016, vagas e cursos.

Dificuldade de renovação do FIES

Dificuldade de renovação do Fies (Foto: Divulgação)

Dificuldade de renovação do Fies (Foto: Divulgação)

O FIES(Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa criado pelo Ministério da Educação(MEC) e tem como finalidade garantir que estudantes possam ter a oportunidade de fazer faculdade em instituições não-gratuitas financiando o seu curso. As instituições que o estudante pode fazer o financiamento precisam ter avaliação positiva pelos processos conduzidos pelo MEC através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Fazendo parte de um programa como esse, não da pra pensar em deixar que esse beneficio se vá. Porem, muitos alunos do Brasil inteiro e, principalmente de Salvador- BA estão tendo dificuldades tanto para acessarem e terem o beneficia pela primeira vez, quanto para renovarem os seus financiamentos. As datas estipuladas para fazer a renovação ou obter o financiamento é até o dia 30 de abril, porem, pelo alto numero de acessos ao site o MEC informou que estão tendo problemas no sistema.

Saiba mais informações, acesse: Aditamento do Fies 2016, o que é e como funciona.

Mudanças nas regras do FIES

Dificuldade de renovação do Fies (Foto: Divulgação)

Dificuldade de renovação do Fies (Foto: Divulgação)

Outro motivo pelo qual esse tipo de situação está acontecendo é pelo fato do MEC ter feito mudanças nas regras do programa. Para a concessão de novos contratos o prazo de cadastro está com o tempo mais curto, foram estipuladas notas mínimas nas provas do ENEM(Exame Nacional de Ensino Médio) , limite de reajuste da mensalidade, limite de atendimento de pedidos de contrato de acordo com anota do curso e redistribuição de contratos para beneficiar as regiões cujo o atendimento era menor por parte do programa.

Essa nova política foi implantada, segundo o MEC, por causa da multiplicação dos gastos implantados entre 2010 e 2014.

Também foram reduzidas as matérias que os alunos já participantes do programa podem fazer por semestre. O valor das cadeiras precisa se adequar ao programa e às feitas no semestre anterior.

Diante dessa situação o correto é procurar sempre se informar sobre o programa e se amparar baseando-se nas leis previstas. Por maiores que sejam os problemas que o MEC vem passando, os alunos nada têm a ver com isso.

Saiba mais informações, acesse: Fies 2015, 2ª via de boleto.

 

Recomendados para você:

Comente (será moderado)