1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Crédito para MEI – Microempreendedor Individual

Todos os Microempreendedores Individuais ganham um CNPJ e usufruem de mais facilidade na hora de solicitar um crédito para sua empresa. Diversos bancos oferecem linhas de crédito voltadas para a aquisição de máquinas e equipamentos, além de reformas no ambiente de serviço e melhorias na produção.

Se você possui um negócio e deseja obter crédito para melhorá-lo, aproveite e se formalize. Veja a seguir quem pode ser MEI e muito mais.

Portal do Microempreendedor

Grande parte dos serviços relacionados ao MEI são disponibilizados e realizados por meio do Portal do Empreendedor. Nesse portal a população pode ter acesso a uma série de serviços, inclusive se formalizar e emitir sua certidão de MEI.

Crédito para MEI - Microempreendedor individual. (Imagem: Divulgação)

Crédito para MEI – Microempreendedor individual. (Imagem: Divulgação)

O portal foi renovado e agora apresenta um design muito mais moderno, intuitivo e fácil de se mexer. Os serviços são divididos prioritariamente em duas categorias: para quem já é MEI e para quem deseja ser. O portal, além de estar de cara nova, possui novos serviços e mais facilidade na hora de buscar informações.

Consulta MEI

A consulta MEI é uma opção destinada a todos que se formalizaram, mas desejam obter o certificado ou verificar se a sua empresa já entrou no sistema do seu estado. Através do site é possível fazer uma consulta, informando o CPF e a data de nascimento.

Ao clicar em “Continuar” o indivíduo tem acesso ao seu certificado de Microempreendedor Individual.

Sebrae MEI

O SEBRAE é uma instituição voltada para a oferta de cursos de qualificação profissional. São disponibilizados cursos, palestras e eventos envolvendo várias áreas, como Empreendedorismo, Planejamento, Finanças, Mercado e Vendas, Pessoas, Inovação, Organização, Cooperação e Leis.

Crédito para MEI - Microempreendedor individual. (Imagem: Divulgação)

Crédito para MEI – Microempreendedor individual. (Imagem: Divulgação)

No SEBRAE você também pode cadastrar a sua empresa e ter acesso a serviços exclusivos, além de poder buscar informações relacionadas ao MEI e ao Portal do Empreendedor. Há também cursos online gratuitos a distância para você se profissionalizar.

Quem Pode ser MEI

Para ser MEI o indivíduo deve ter até R$60 mil de lucro anual e não pode ter sócios. Se você preenche esses dois requisitos já é meio caminho andado; depois basta conferir se a atividade que exerce é permitida pela lei do Microempreendedor Individual.

Felizmente há uma lista grande de atividades permitidas e todas elas podem ser encontradas no Portal do Empreendedor.

Declaração MEI

A Declaração do MEI é a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional. Para efetuar a declaração você deve fazer um relatório de todas as receitas obtidas a cada mês, inserindo o valor das notas fiscais. Quando tudo estiver pronto, você deve enviar pela internet, até o dia 31 de maio do próximo ano.

Crédito para MEI - Microempreendedor individual. (Imagem: Divulgação)

Crédito para MEI – Microempreendedor individual. (Imagem: Divulgação)

A declaração deve ser enviada pelo Portal do Empreendedor e, se atrasar, o MEI está sujeito a pagar multa.

Atividades MEI

Há diversas atividades permitidas para um MEI. Acessando a aba de “Serviços” no site, você deve clicar em “O que um MEI pode fazer?” para conferir a lista completa. Algumas opções são: Abatedor de Aves, Barbeiro, Barqueiro, Astrólogo, Caminhoneiro de Cargas Não Perigosas, Comerciante de Lubrificantes, Estofador, entre outros.

Recomendados para você:

Comente (será moderado)