Como Utilizar o FGTS para Comprar Imóvel

O FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – é um benefício trabalhista que pode ser usado pelo consumidor para comprar a casa própria, além de ter outras funcionalidades. O recurso de usar o FGTS para compra de imóvel é oferecido por grande parte das instituições financeiras, além de construtoras ao redor do país.

Hoje aprenda a como utilizar o FGTS para comprar imóvel, além de tirar todas suas outras dúvidas.

Como Utilizar o FGTS para Comprar Imóvel?

É muito fácil utilizar o FGTS para comprar um imóvel: quando você contrata um financiamento, a própria instituição te passa todas as instruções para sacar o FGTS. Você deve solicitar um documento que informe o motivo do saque e, o cidadão deve ir até a Caixa com seus documentos, solicitar o saque.

Como utilizar o FGTS para comprar imóvel. (Imagem: Divulgação)

Como utilizar o FGTS para comprar imóvel. (Imagem: Divulgação)

O saldo do FGTS pode ser usado para comprar ou construir um imóvel residencial, constituindo parte do pagamento ou fazendo parte do pagamento do valor total. O FGTS ainda pode ser usado para amortizar o saldo devedor.

FGTS Compra Imóvel a Vista

Ainda existe a possibilidade de você usar os recursos do seu FGTS para comprar um imóvel à vista. Isso é permitido somente para casos onde o valor do seu FGTS é 100% acima do valor do imóvel, pois assim você poderia pagá-lo à vista com o recurso.

Entretanto, quem optar por esse tipo de compra terá que arcar com uma taxa bem alta, podendo chegar a R$2 mil. A grande maioria das instituições cobram uma taxa para que o cidadão possa resgatar o FGTS e usá-lo na compra à vista do imóvel; o valor da taxa dependerá do valor do imóvel em algumas situações.

Posso usar FGTS para Comprar Material de Construção

Recentemente foi aprovada uma nova linha de crédito que possibilita o uso do FGTS para adquirir materiais de construção. O financiamento permite que cada pessoa receba até R$20 mil de crédito, mas só pode ser solicitado por trabalhadores titulares da conta vinculada ao fundo.

Como utilizar o FGTS para comprar imóvel. (Imagem: Divulgação)

Como utilizar o FGTS para comprar imóvel. (Imagem: Divulgação)

Para conceder o financiamento o banco deve levar em conta as condições do Sistema Financeiro de Habitação.

Usar FGTS para Amortizar Financiamento

O saldo do seu FGTS também pode ser usado para amortizador ou liquidar o saldo devedor, desde que o contrato tenha sido assinado no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação.

Posso usar FGTS para Comprar Imóvel em Outra Cidade

Sim, desde que você já possua um imóvel em sua cidade. Nesse caso você pode adquirir um imóvel em outra cidade, mas é preciso vender o seu primeiro imóvel para poder usar os recursos do FGTS novamente.

Como utilizar o FGTS para comprar imóvel. (Imagem: Divulgação)

Como utilizar o FGTS para comprar imóvel. (Imagem: Divulgação)

Esse tipo de transação tende a ser bem complicada, por isso o melhor a se fazer é ir diretamente no agente financeiro para receber todas as instruções necessárias.

Utilização FGTS para Amortização

Durante o pagamento do financiamento o seu FGTS pode ser usado para a amortização de várias maneiras. Você pode usá-lo para diminuir o valor das próximas 12 parcelas, para amortizar o saldo devedor, diminuindo assim o valor das parcelas, e muito mais.

Recomendados para você: