1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como Usar FGTS para Reforma

Reformar a casa própria às vezes pode sair muito caro, por isso é bom poder contar com a ajuda de uma instituição financeira ou até mesmo do governo federal. Os recursos para a reforma da casa própria são distribuídos principalmente pelas instituições financeiras e são concedidos com facilidade principalmente às famílias de baixa renda, desde que comprovem a finalidade do dinheiro com documentos e fotos do imóvel.

Veja a seguir como usar FGTS para reforma.

Como Usar FGTS para Reforma?

O FGTS para reforma possibilita que você adquira materiais de construção para efetuar sua obra/reforma. Em alguns casos, como no Construcard da Caixa, os materiais podem ser comprados somente nas lojas credenciadas pelo banco. Já se o crédito é concedido por algum programa do governo, geralmente as compras podem ser feitas em qualquer lugar.

Como usar FGTS para reforma. (Imagem: Divulgação)

Como usar FGTS para reforma. (Imagem: Divulgação)

Entretanto, para não dar nada errado, é fundamental conhecer todas as regras e características de determinado programa.

Como Usar FGTS para Reforma?

Para usar o seu FGTS na reforma você deve comprovar à Caixa que realmente precisa do dinheiro para efetuar a reforma e que realmente precisa da reforma. Para isso você pode usar fotos do imóvel mostrando os locais que devem ser reformados, além de demonstrar e explicar situações em que sua família pode ter ficado em risco.

Comprove também sua renda com documentos, além da propriedade do imóvel.

Usar FGTS para Comprar Material de Construção?

O FGTS pode ser usado para comprar material de construção, desde que o cidadão comprove a necessidade da reforma ao banco. Se isso não ocorrer, há a opção de contratar um crédito específico para compra do material de construção, como o Construcard.

Nele você não pode usar o FGTS, mas recebe um cartão de crédito por onde consegue efetuar suas compras à vista com 5% de desconto.

Como usar FGTS para reforma. (Imagem: Divulgação)

Como usar FGTS para reforma. (Imagem: Divulgação)

Governo Libera FGTS para Reforma?

O governo passou a liberar crédito para reformar imóveis usando o FGTS. O governo liberou empréstimos consignados, onde os indivíduos podem usar o saldo do FGTS como garantia.

Nesse tipo de empréstimo é possível usar o valor para qualquer fim, não precisando comprovar ou informar a finalidade para o banco.

FIMAC FGTS

FIMAC é uma nova linha de crédito criada para aquisição de materiais de construção destinada apenas aos trabalhadores com nome vinculado ao Fundo. É possível financiar até R$20 mil por pessoa, independente da renda familiar bruta.

Todos os requerentes têm até 120 meses para pagar o financiamento e todas as prestações são calculadas pelo Sistema de Armotização Constante ou pela Tabela Price.

Como Usar FGTS Retido?

Para usar o seu FGTS retido você deve ir sacá-lo conforme o calendário de pagamento de contas inativas do FGTS. Tendo o dinheiro em mãos você pode usá-lo para o que bem entender, até mesmo para comprar os materiais de construção para a sua reforma.

Como usar FGTS para reforma. (Imagem: Divulgação)

Como usar FGTS para reforma. (Imagem: Divulgação)

Posso Usar meu FGTS Retido para Comprar Material de Construção?

O FGTS retido pode ser usado para a compra de material de construção, mas para isso o indivíduo deve mostrar ao banco para que realmente precisa do crédito. Se o banco aprovar os documentos e a análise de crédito for um sucesso, o FGTS é liberado e você pode usá-lo para a compra de material de construção.

Posso Usar o FGTS no Construcard?

O Construcard é a linha de crédito da Caixa voltada para quem deseja comprar materiais de construção. A Caixa não permite o uso do FGTS para pagar parte das parcelas.

Recomendados para você:

Comente (será moderado)