1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como participar do Fies 2016

Como participar do Fies 2016

Quem está buscando investir no sonho de ter uma formação no ensino superior sabe que o caminho é bem difícil, principalmente quando pensamos nas questões financeiras. Quem vive com o orçamento apertado e por isso as opções de bolsas de estudo ou financiamentos facilitam muito a vida de quem está interessado em estudar. Um desses recursos é o Fies, que vem provocando muitas dúvidas para 2016.

Se você é uma das pessoas que estão interessadas no Fies mas em dúvida sobre os critérios de admissão e como solicitar o financiamento, entenda agora o que deve ser feito:

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil – Fies – é um programa pertencente ao Ministério da Educação e tem o objetivo de financiar a graduação na educação superior de estudantes que estão matriculados em instituições de ensino da rede privada, sendo que para recorrer ao financiamento os estudantes devem inicialmente estarem matriculados em cursos superiores que tenham obtido avaliação positiva junto ao MEC.

FIES 2016. (Imagem:divulgação)

FIES 2016. (Imagem:divulgação)

Regras do Fies 2016

Até a presente data o sistema do Fies estava fechado para novas adesões. Isso porque o programa está sendo readequado a novas regras determinadas por portarias no fim do mês de dezembro de 2015, então são esperadas diversas mudanças no sistema de seleção dos candidatos aptos ao financiamento.

FIES 2016. (Imagem:divulgação)

FIES 2016. (Imagem:divulgação)

Algumas regras que foram determinadas em portarias foram a de que os candidatos ao Fies devem obter resultado mínimo de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e também nota acima de zero na prova de redação para terem direito ao contrato. Essas duas exigências estão previstas para serem válidas a partir de 30 de março, sendo que, antes dessas portarias não havia uma exigência de nota mínima embora a realização do Enem já fosse obrigatória desde 2010.

Na prática, permanecem algumas das regras determinadas anteriormente: a renda familiar bruta do interessado deve ser inferior a 20 salários mínimos e o percentual de comprometimento da renda familiar bruta per capita com o pagamento das mensalidades deve ser de no mínimo 20% para que ele possa solicitar o financiamento.

Até o momento o sistema permanece fechado para novas adesões, mas fique atento pois ele pode ser liberado a qualquer momento assim como as novas regras serão divulgadas. Nesse caso fique de olho nas atualizações do site oficial do Fies e também no nosso site pois divulgaremos as mudanças!

Orientação do FNDE para interessados no Fies 2016

Até o presente momento o FNDE que é responsável pelos fundos do Fies é que os alunos falam a matrícula e paguem as mensalidades já que os candidatos que forem beneficiados ainda nesse primeiro semestre terão direito ao reembolso do dinheiro.

FIES 2016. (Imagem:divulgação)

FIES 2016. (Imagem:divulgação)

Inscrições Fies 2016: Como participar

Ainda não foram divulgadas qualquer possibilidade de mudança no procedimento de inscrição, portanto os estudantes interessados em aderir ao Fies devem aguardar a abertura do sistema de adesão por meio do site oficial, que é o http://sisfiesportal.mec.gov.br/ .

FIES 2016. (Imagem:divulgação)

FIES 2016. (Imagem:divulgação)

Uma vez feita a inscrição, o candidato deverá procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição na qual estuda em até 10 dias, para fazer a validação de informações. Depois disso basta ir ao Banco do Brasil ou a Caixa Econômica (agentes financeiros indicados pelo FIES ds ser escolhido no momento da inscrição) e formalizar o contrato, também em até dez dias.

Boa sorte!

Recomendados para você:

Comente (será moderado)