1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como Funciona o Pronaf ?

Você já ouviu falar no PRONAF? A sigla significa Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar; sendo assim, o objetivo do programa é promover a geração de renda e melhorar a mão de obra familiar.

Para isso, por meio do Pronaf é possível conseguir financiamentos de atividades e serviços rurais, com o objetivo de conseguir equipamentos, máquinas, capital de giro ou aumentar a produção e a plantação. Diversas pessoas podem ser beneficiárias do Pronaf e há inúmeras categorias destinadas a cada tipo de objetivo.

Saiba mais informações, acesse: Empréstimo Caixa com Garantia de Imóvel

Como Funciona o Pronaf ?

Como Funciona o Pronaf ?

Quem são os beneficiários do PRONAF?

Todos os agricultores e produtores rurais que fazem parte de unidades familiares de produção rural são beneficiários do PRONAF. No entanto, é preciso comprovar algumas coisas e fazer parte de um dos grupos de beneficiários do programa. O primeiro grupo é composto por agricultores familiares assentados pelo PRNA ou beneficiários do PNCF que ainda não contrataram o limite de operações ou de valor de crédito de investimento.

Saiba mais informações, acesse: Empréstimo Santander

O segundo grupo consiste em beneficiários cuja renda bruta do último ano seja provinda de produção normal, não sendo superior a R$20.000,00. Há diversos outros grupos do PRONAF, veja todos em: https://www.bcb.gov.br/.

Para que pode ser usado o crédito do PRONAF?

Os créditos do Pronaf são divididos em categorias, como veremos mais para frente. No entanto, eles podem ser usados apenas para três finalidades: para financiar atividades agropecuárias e não agropecuárias, para beneficiar ou industrializar a produção própria; para financiar atividades agropecuárias e não agropecuárias, para implantar, ampliar ou modernizar a estrutura de produção; para financiar a capitalização de cooperativas de produção agropecuárias formadas por beneficiários do Pronaf.

Os créditos do Pronaf ainda podem ser concedidos de forma individual ou coletiva. Além disso, é preciso apresentar algumas garantias para obter algum tipo de financiamento.

Pronaf – Agroindústria

Os financiamentos dessa categoria são voltados para a implantação de pequenas e médias agroindústrias, isoladas ou em forma de rede, ampliação, recuperação ou modernização de unidades agroindustriais de beneficiários do Pronaf ou ainda para aquisição de equipamentos e de programas de informática.

Outros tipos de soluções podem ser adotadas, mas isso depende de cada banco. Por isso vá ao seu banco preferido e converse com o atendente sobre todas as finalidades do Pronaf Agroindústria.

Pronaf – Jovem

Essa categoria é para jovens maiores de 16 anos, com no máximo 29 anos, integrantes de unidades familiares que atendam a um dos requisitos exigidos. Por exemplo, é preciso ter concluído ou estar cursando o último ano em centros familiares rurais de formação por alternância. Há ainda outros requisitos.

Pronaf – Jovem

Pronaf – Jovem

O limite do crédito é de até R$15.000,00 e cada beneficiário pode receber até 3 financiamentos. A taxa efetiva de juros é de 2,5% ao ano.

Saiba mais informações, acesse: Simulador Caixa Federal – Simulação

Pronaf – Mulher

Os créditos para a Mulher têm como objetivo o atendimento de propostas de crédito da mulher agricultora, de acordo com um projeto técnica ou uma proposta simplificada.

O Pronaf possui diversas linhas de crédito para atender a sua necessidade. A maioria dos bancos do nosso país oferecem esses financiamentos, por isso você pode ir ao que mais confia.

 

Recomendados para você:

Comente (será moderado)