1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como financiar um carro seminovo?

Você sabia que é possível fazer um financiamento de carros usados? Pois é, não são apenas os veículos novos que são aceitos, já que é um investimento bastante caro e que, dependendo das condições, os bancos podem aceitar, sim, esse tipo de negócio.

Veja como financiar seu carro seminovo (Imagem: Divulgação)

Mas claro que isso não deve ser feito de qualquer jeito: é preciso encontrar um lugar de confiança e que tenha um bom automóvel, mesmo que seminovo. Por isso, se você tem planos de adquirir um carro – seja ele o primeiro ou não – confira as condições e como fazer. 

Como financiar um carro seminovo? 

Para fazer um financiamento, é importante que você faça, antes de tudo, uma simulação para saber todas as condições através de sites de concessionárias ou do seu banco de confiança. Isso pode ser feito facilmente informando o valor que pretende dar de entrada, o valor do veículo em questão, o ano, o modelo e a quantidade de prestações deseja fazer.

A partir disso já é possível conferir se o financiamento do veículo que você quer realmente cabe no seu bolso ou se é melhor optar por um modelo diferente. Quando decidir, o próximo passo é procurar um banco para dar início ao financiamento e fechar o seu mais novo negócio.

Saiba tudo para financiar seu carro seminovo (Imagem: Divulgação)

O que precisa para financiar um veículo usado?

Qualquer pessoa está apta a fazer o financiamento de um veículo seminovo, desde que apresente uma renda mínima que pode depender dos critérios dr cada banco. Eles também podem exigir valores e um ano de fabricação mínima do veículo, então, vale ficar de olho nesses requisitos para saber se o banco atende mesmo as suas necessidades.

Já um obstáculo que pode aparecer entre os clientes que desejam fazer um financiamento é no caso de ter o nome sujo, ou seja, se ele constar no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) ou Serasa. Também é interessante investir em uma boa quantia para dar a entrada no veículo e diminuir os juros e as parcelas.

Como funciona financiamento de carros pelo banco?

 Através do banco, são oferecidas duas grandes modalidades de financiamento: o Crédito Direto ao Consumidor (CDC) ou o Leasing. O primeiro é quando o banco que você escolheu empresta o dinheiro para que você faça a compra do carro e pague em parcelas fixas mensais já com os juros calculado. Porém, neste caso, você não poderá fazer negociações do veículo até que ele seja quitado.

Financiamento de carro seminovo (Imagem: Divulgação)

Já a segunda opção é como um aluguel do carro. Você paga as parcelas todo mês até chegar no valor  total do seu financiamento. Quando chegar nesse período de tempo, o carro é seu. Mas, claro, se você deixar de pagar em algum momento, o carro é pego pelo banco e você não tem direito de receber de volta o dinheiro investido.

Como financiar um veículo pela Caixa?

Se você é cliente da Caixa Econômica Federal poderá contar com duas modalidades: o Crédito Auto Caixa e Aporte Auto. Na primeira você tem o financiamento de até 80% do valor do veículo e juros a partir de 1,24% ao mês, ou seja, bem baixo. No Aporte Auto o financiamento é de 70% e você tem até 48 meses para pagar.

Documentos necessários para financiar veículo

Normalmente, não é necessário apresentar diversos documentos para o financiamento de um veículo seminovo. Basta ter em mãos cópia e originais da sua Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de estado civil e comprovante de rendimentos. 

Veja a documentação necessária para financiar seu carro (Imagem: Divulgação)

Tabela de financiamento de carros usados

Através do banco que você resolver fazer o seu financiamento do veículo, você poderá consultar uma tabela de financiamento de carros usados que auxiliarão melhor todo o funcionamento, quando deve ser cobrado de juros e taxas – tudo isso de acordo com o ano e modelo do seu veículo. Normalmente, todos os bancos se baseiam nessa tabela, mas os números podem variar de acordo com cada instituição.

Documentos necessários para financiamento de veículo Bradesco

Basicamente, você precisará apresentar os mesmos documentos já indicados nessa matéria. E se tiver qualquer dúvida, basta contatar o seu banco de confiança e conversar com o seu gerente ou o responsável pelo financiamento de carros. Não deixe de consultar todas as condições antes de fechar o seu negócio.

Recomendados para você:

Comente (será moderado)