1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como Fazer a Declaração do Imposto de Renda

A Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física deve ser feita anualmente por vários cidadãos que possuem uma receita bruta acima de R$28.559,70 em rendimentos tributáveis ou R$40 mil em rendimentos não tributáveis ou descontados na fonte. Se você preenche esses requisitos e nunca declarou, a seguir nós tiramos suas dúvidas e explicamos como fazer a declaração do imposto de renda corretamente.

Como Fazer a Declaração do Imposto de Renda?

Antes de fazer a sua declaração do imposto de renda é preciso reunir uma série de documentos importantes. Nenhum comprovante é de fato anexado no programa do IRPF disponibilizado pela Receita Federal, mas ainda assim é recomendado ter todos os documentos em mãos para facilitar na hora de inserir as informações.

Como fazer a declaração do imposto de renda. (Imagem: Divulgação)

Como fazer a declaração do imposto de renda. (Imagem: Divulgação)

Por isso certifique-se de ter em mãos os seguintes documentos: CPF de dependentes, CPF e CNPJ de fontes pagadoras, comprovante anual de rendimentos das fontes pagadoras, comprovante de gastos dedutíveis no Imposto de Renda (educação, saúde e Previdência Social), além de documentos comprobatórios de seus rendimentos, bens, pagamentos e doações que possa ter feito.

Passo a Passo Declaração de Imposto de Renda 2017

Com os documentos em mãos, efetue o download do programa do Imposto de Renda Pessoa Física referente ao ano, disponibilizado no site da Receita Federal. O programa pode ser baixado para aplicativos celulares ou para o computador.

Com o programa aberto comece preenchendo os dados básicos, iniciando com o nome e CPF. Se preferir pode importar os dados da última declaração ou importar uma declaração pré-preenchida; para ambos os casos é preciso ter o documento salvo em seu computador e apenas enviá-lo e conferir os dados. Se preferir, pode preencher todos os campos manualmente. Preencha também o espaço de dependentes e alimentados, declare os rendimentos, os pagamentos efetuados e todos os demais campos solicitados.

Como fazer a declaração do imposto de renda. (Imagem: Divulgação)

Como fazer a declaração do imposto de renda. (Imagem: Divulgação)

Como Declarar Imposto de Renda pela Primeira Vez

Se você nunca declarou o imposto de renda, deverá ficar atento às informações solicitadas e aos campos preenchidos. Quem fez a declaração do ano anterior deve inserir o número do recibo da declaração; quem não o fez, deve deixar esse campo em branco.

Você também terá que decidir o tipo de declaração que deseja fazer. Se não souber ao certo, basta iniciar pelo modelo completo e inserir as informações. Se os dados informados forem compatíveis com a declaração simplificada, o próprio sistema lhe informará e você poderá efetuar a alteração.

Como Fazer uma Declaração Simples

A declaração simples é indicada para aqueles que não possuem muitos gastos dedutíveis do Imposto de Renda. Você deve sempre verificar os valores das duas declarações e escolher aquela que lhe forneça um valor menor de pagamento ou um valor maior de restituição.

Você pode fazer sua declaração normalmente e escolher a declaração simples apenas na última etapa.

Como fazer a declaração do imposto de renda. (Imagem: Divulgação)

Como fazer a declaração do imposto de renda. (Imagem: Divulgação)

Como Fazer uma Declaração de Residência

A declaração de residência é um documento muito importante, pois comprova que o indivíduo possui uma residência fixa. A declaração pode ser solicitada em vários casos, por isso é sempre indicado já ter uma preenchida e reconhecida em cartório.

Na internet você encontra vários modelos prontos para download; basta baixar, preencher manualmente e depois ir reconhecer firma. Acesse a seguir um modelo de declaração de residência.

Recomendados para você:

Comente (será moderado)