1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como Emitir Nota Fiscal do MEI

Os Microempreendedores Individuais, quando se formalizam, passam a ter o direito de emitir notas fiscais, se desejarem. Isso significa que o MEI não é obrigado a emitir nota fiscal, mas pode se esse for o seu desejo. O MEI pode emitir até quatro tipos de notas fiscais, sendo que cada uma possui sua finalidade.

Muitas pessoas que se formalizaram ainda possuem dúvidas de como emitir nota fiscal do MEI, por isso a seguir falaremos sobre o assunto e como pode ser feito.

Como Emitir Nota Fiscal do MEI?

A forma de como emitir sua nota fiscal irá depender do tipo de nota você deseja. No caso de nota fiscal avulsa ou nota fiscal avulsa eletrônico, os métodos de emissão e funcionamento são iguais, mas no caso de nota fiscal eletrônica é preciso seguir outros requisitos, por isso se informe.

Como emitir nota fiscal do MEI. (Imagem: Divulgação)

Como emitir nota fiscal do MEI. (Imagem: Divulgação)

Se você deseja emitir a nota fiscal de Venda a Consumidor deve ir primeiramente na Secretaria da Fazenda do seu estado e solicitar uma autorização AIDF. Depois deve imprimir o seu talão de notas fiscais em uma gráfica, seguindo todas as regras repassadas.

Como Emitir Nota Fiscal MEI SP

Em São Paulo o MEI não é obrigado a emitir uma nota fiscal se trabalhar para pessoas físicas, mas se exercer alguma atividade para pessoa jurídica, precisa emitir a nota fiscal de serviços eletrônica. É preciso solicitar uma autorização para emitir a nota fiscal pela internet, através do endereço eletrônico. É preciso fazer um agendamento eletrônico para atendimento presencial na praça de atendimento; se você preferir comparecer às subprefeituras, não é preciso agendamento antecipado.

Como Emitir Nota Fiscal MEI RJ

No Rio de Janeiro o MEI deve efetuar o seu cadastro no SEFAZ para emitir notas fiscais avulsas. O cadastro pode ser feito online no site do órgão ou presencialmente diretamente na Secretaria, sendo preciso pagar uma taxa.

Como emitir nota fiscal do MEI. (Imagem: Divulgação)

Como emitir nota fiscal do MEI. (Imagem: Divulgação)

Com o cadastro pronto, emita os documentos, guarde os comprovantes de compra e venda da empresa, pois eles deverão ser anexados no seu relatório de faturamento anual.

Nota Fiscal Avulsa Eletrônica

A nota fiscal avulsa eletrônica é uma forma online de emitir a nota fiscal avulsa, mas não são todos os estados que oferecem o serviço. Como mencionamos anteriormente, o MEI interessado deve efetuar o seu cadastro online no site da SEFAZ ou ir até a Secretaria e pagar uma taxa.

É fundamental verificar se o seu estado oferece o serviço e quais os documentos necessários para tal procedimento.

Emitir Nota Fiscal MEI Prestação de Serviços

O MEI é obrigado a emitir notas fiscais quando efetuar prestações de serviços a outras pessoas jurídicas de qualquer porte. Nesses casos o indivíduo pode optar por emitir a nota fiscal avulsa ou a nota fiscal avulsa eletrônica, de acordo com o seu perfil.

Como emitir nota fiscal do MEI. (Imagem: Divulgação)

Como emitir nota fiscal do MEI. (Imagem: Divulgação)

Mesmo aqueles dispensados de emitir notas fiscais ainda podem emitir, se assim desejarem. Ainda que o MEI esteja dispensando de emitir notas fiscais em alguns casos, sempre deve obter mercadores e serviços com documento fiscal, para que assim possa efetuar a sua declaração anual.

Recomendados para você:

Comente (será moderado)