1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como comprar terreno

Muitas pessoas se interessem em comprar um terreno para construir ou até mesmo para valorizá-lo e vende-lo depois de alguns anos. Essa prática é muito comum, mas exige um investimento inicial que nem sempre está disponível. A boa notícia é que várias instituições financeiras disponibilizam créditos para quem deseja comprar um terreno, oferecendo ótimas condições para o pagamento e para a concessão do crédito.

Veja a seguir como comprar terreno.

Como comprar terreno?

A compra de um terreno pode ser vantajosa de várias maneiras. Além de você possuir a sua terra, um local para construir sua casa, você poderá revende-lo depois de alguns anos e lucrar mais do que investiu.

Com esse valor poderá comprar uma casa já pronta ou outro terreno ainda maior. Para efetuar a compra de um terreno você deve antes escolher bem, efetuar uma boa pesquisa e com muita cautela efetuar a sua decisão.

Como comprar um terreno pela caixa?

Pela Caixa você pode comprar um terreno por meio do financiamento de aquisição de terreno em construção. Nesse financiamento você recebe ajuda do banco para comprar o seu terreno e poder construir a sua moradia. É permitido o uso do FGTS, além de vários meses para pagamentos e outras condições que variam de acordo com a renda.

Para comprar um terreno pela Caixa você deve comparecer a uma agência lotérica portando em mãos uma série de documentos importantes.

Compra de terreno documentos

Para efetuar a compra de seu terreno você deve apresentar alguns documentos no banco, como seu RG, CPF, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento ou Casamento, Comprovante de Renda, Comprovante de Residência, três últimos contracheques, extratos do FGTS, entre outros.

Cuidados ao comprar um terreno particular

Ao comprar um terreno é fundamental prestar atenção em alguns detalhes e seguir algumas dicas. Por exemplo, você nunca deve comprar um terreno sem vê-lo, sem ir até o local. É sempre indicado visitar o local antes de fechar o negócio ou até mesmo de antecipar o pagamento de qualquer valor.

Também é importante localizar o terreno na planta da prefeitura, verificando toda sua infraestrutura e os serviços disponíveis.

Dicas para comprar terreno

Outras dicas também podem ser seguidas por quem vai comprar terreno. É indicado verificar se o loteamento está aprovado e se o cronograma de obras está sendo cumprido. Além, é claro, de se certificar de apresentar os documentos certos e de não esquecer de nenhum.

Veja mais oportunidades para financiamento da casa própria!

Como comprar um terreno com segurança

Para comprar um imóvel com segurança é fundamental que você solicite ao proprietário do lote a escritura do terreno que deseja comprar. Além disso, você pode também verificar se o lote possui escritura pública matriculada em cartório.

Você pode contratar um advogado para agilizar o processo e lhe ajudar em todos os trâmites.

Comprei um terreno e agora o que fazer?

Depois de comprar um terreno, o primeiro passo é efetuar a matrícula ou registro do imóvel, sendo o documento que realmente comprova a propriedade. O registro não é obrigatório, mas é recomendado que todos façam para garantir a propriedade do imóvel e a sua compra.

A matrícula pode ser feita no registro de imóveis do município.

Como saber se um terreno está regularizado?

Para saber se determinado terreno é regularizado você deve ir até a prefeitura de sua cidade, tendo em mãos o nome do proprietário e o endereço do terreno. No local você poderá conferir a planta e o número do procedimento de aprovação. Esse número deverá ser confirmado no cartório de registros de imóveis e, com ele, você poderá descobrir se o terreno realmente pertence ao vendedor, todas as hipotecas e demais informações.

Recomendados para você:

Comente (será moderado)