1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como Abrir Uma Empresa?

Ter o próprio negócio é o desejo de muitas pessoas. Ser independente, ser o seu próprio chefe, tomar todas as decisões… ter uma empresa realmente tem suas vantagens e cada vez mais pessoas estão deixando o medo de lado e realizando seus sonhos. Novas empresas são abertas todos os dias; muitas acabam pelo caminho, mas há algumas que conseguem vencer os empecilhos e alcançar bons resultados em sua área.

Se você tem uma ideia brilhante e quer abrir o seu próprio negócio, veja a seguir tudo que você precisa saber de como abrir uma empresa.

Como abrir uma empresa simples

Abrir uma empresa não é um bicho de sete cabeças, mas também não é totalmente fácil. É preciso que o indivíduo reúna os documentos necessários, tenha um bom valor guardado para os custos iniciais, faça consultas e até contrate um contador. Uma empresa MEI – Microempreendedor Individual – tende a ser mais fácil, já que grande parte do procedimento é feito online.

Entretanto, se você não deseja abrir uma MEI, e sim uma ME – Microempresa – ou EPP – Empresa de Pequeno Porte -, deverá ficar atento a todos os passos que devem ser feitos.

Como abrir uma empresa SEBRAE

O SEBRAE é um órgão brasileiro que atua principalmente para auxiliar as micro e pequenas empresas. O órgão disponibiliza centenas de cursos gratuitos nos mais variados setores da indústria e do comércio, a fim de profissionalizar cada vez mais pessoas e torna-las aptas a abrir o próprio negócio. Sem falar que as unidades do SEBRAE espalhadas por todo o país prestam apoio e tiram todas as dúvidas de quem deseja abrir uma empresa.

Por isso, caso você precise, pode ir diretamente ao SEBRAE tirar suas dúvidas e adqurir mais conhecimento de como abrir uma empresa.

Como abrir uma micro empresa

Para abrir uma Microempresa a primeira coisa que você deve fazer é buscar saber se não há nomes idênticos ao da sua empresa no mercado. Dessa forma você evita possuir um nome parecido com o de outra empresa e já pode registrar o seu nome. Essa pesquisa é feita diretamente pelo site da junta comercial. Outro passo importante é ir até a prefeitura da cidade onde a empresa funcionará e conferir todos os critérios para concessão do Alvará de Funcionamento.

Em seguida você deve fazer o registro legal de sua empresa, na junta comercial do estado ou no cartório de pessoa jurídica. Você também deve ter um contrato social.

Abrir empresa pela internet

Caso você deseja abrir uma empresa pela internet, então você deve abrir um MEI. Nesse caso, basta você acessar o Portal do Empreendedor e se inscrever. Você deverá preencher todos os dados, colocando o nome da sua empresa, atividades que desempenha, se há funcionários (é permitido somente um no MEI), além dos gastos anuais.

Em seguida, será gerado o seu CNPJ e sua empresa estará conforme a lei.

Como abrir uma empresa de prestação de serviços

Para dar entrada em uma empresa de prestação de serviços você deve seguir os mesmos passos já mencionados: confira a viabilidade do nome empresarial, elabore o seu contrato social, dê entrada no CNPJ, efetue o registro da empresa, etc.

Os custos do contrato social, CNPJ e inscrição estadual variam de um estado para outro. Contrate um contador para lhe ajudar em todo o procedimento. Com todos os documentos, basta solicitar o Alvará de Funcionamento na prefeitura e a empresa estará apta para funcionar.

Abrir firma CNPJ

Se você deseja conseguir um CNPJ, a maneira mais fácil é através do MEI. Diretamente no site do Portal do Empreendedor você pode se formalizar, tornar sua empresa regularizada e ainda adquirir um CNPJ, que lhe dará muito mais vantagens e acesso a empréstimos bancários.

Como abrir uma empresa individual

Abrir uma empresa individual, conhecida como MEI, tem se tornado muito comum. Muitas pessoas que trabalham por conta própria acabam se profissionalizando, para que assim possam contribuir com o INSS, ter um CNPJ e usufruir de outros benefícios.

Se você presta serviços a qualquer pessoa física ou jurídica e possua um rendimento anual de até R$60 mil, está apta a se formalizar.

Como abrir uma empresa mei

O procedimento para abrir uma empresa MEI acontece todo pela internet, basta ter em mãos os seus dados e em poucos minutos você está formalizado. Depois, basta pagar mensalmente a taxa referente ao INSS.

Recomendados para você:

Comente (será moderado)