1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Bolsas com o FIES

Bolsas com o FIES

As bolsas de estudos são muito importantes na formação educacional de muitos jovens carentes brasileiros que não podem arcar com as altas mensalidades das instituições privadas para continuar seus estudos e ter uma formação acadêmica. Com a ajuda, a educação se torna mais democrática, podendo os jovens brasileiros ter acesso a cursos gratuitos e de graça.

fies-brasil

fies.org

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um excelente  programa do Ministério da Educação (MEC) que tem o objetivo de financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. A bolsa do Fies vai de 50% e pode chegar até a ser integral, dependendo da renda familiar.

Com o Fies, o universitário faz o financiamento do valor do seu urso, pagando apenas os juros em um momento inicial, que chega a 3,4% ao ano, sendo estabelecido que o período de carência para começar os pagamentos é de 18 meses após a conclusão do curso. O estudante tem o tempo para quitar a dívida, de até três vezes o tempo que o aluno usou o financiamento.

Quem pode solicitar bolsa Fies

Em qualquer momento do ano o aluno pode solicitar inscrição no financiamento. Podem ter a bolsa Fies os alunos do ensino presencial, matriculados em cursos de graduação de instituições privadas. Os alunos que trancaram as disciplinas durante o período de inscrição no Fies não serão considerados matriculados e, por isso, não têm direito à bolsa.

fies.org / Imagem:Divulgação

fies.org / Imagem:Divulgação

Quem não pode solicitar o FIES?

Não podem fazer a inscrição no FIES o estudante  que tiver matrícula acadêmica com trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição; que seja identificado como sendo beneficiado com financiamento do FIES em vez anterior; as pessoas cujo percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita seja inferior a 20% e quem tiver renda familiar mensal bruta maior a 20 salários mínimos.

Enem e Fies

Quem tiver concluído o ensino médio a partir de 2010 pode solicitar o FIES. Para isso, é preciso que tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2010 ou em algum dos anos posteriores.

As bolsas com o Fies são uma ótima chance de muitos jovens concluírem o ensino superior sem dificuldades financeiras. A iniciativa atinge uma boa parcela da população e democratiza a educação de qualidade. Aproveite essa grande chance e tenha um período de estudos na faculdade de forma tranqüila. Comece a pagar somente quando você se formar e tiver um emprego que ajude nisso.

Recomendados para você:

Comente (será moderado)