1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Aditamento Fies 2016 e 2017

O aditamento do FIES é um processo pelo qual todos os estudantes que contrataram o financiamento precisam passar a cada seis meses. Esse processo nada mais é do que a renovação do contrato que garante ao estudante o direito de continuar usufruindo do financiamento.

Saiba mais Informações, acesse: Simulador Caixa Federal – Simulação

Renovação do Fies

No entanto, com a falta de verbas diversos contratos ainda não foram renovados, mas como o Congresso Nacional aprovou um novo projeto para o FIES, a expectativa é de que as renovações aconteçam até o final deste ano. Veja a seguir como solicitar o seu aditamento!

Aditamento Fies 2016 e 2017

Aditamento Fies 2016 e 2017

Veja como Solicitar o Aditamento Passo a Passo

1º passo – A solicitação do aditamento é feito pelo Sistema Informatizado do FIES através da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – CPSA. Essa comissão solicita a renovação do contrato através do site e você precisa confirmar todos os seus dados pelo SisFIES.

2º passo – Após a solicitação, o estudante tem até 20 dias para validar todas as suas informações pessoais e sobre o curso. Se tudo que for informado estiver correto, o aditamento é aprovado e o estudante recebe a informação se ele é um aditamento simplificado ou não simplificado.

Saiba mais Informações, acesse: Caixa Fies. Inscrições e Aditamento do Fies Caixa

3º passo – Se for um aditamento simplificado, você só precisa comparecer a CPSA para retirar a via da DRM. No caso de aditamento não simplificado, também é necessário retirar a via, mas depois você precisa comparecer ao Agente Financeiro com seus fiadores para formalizar o aditamento.

Passo a Passo para se Inscrever no FIES

1º passo – Antes de efetuar a sua inscrição no site do FIES é necessário passar umas etapas. A primeira delas é verificar se a instituição deseja faz parte do financiamento.

2º passo – Se a resposta for positiva, o próximo passo é garantir uma vaga. Isso depende muito da forma de ingresso adotada pela universidade, talvez você tenha que realizar o vestibular ou se inscrever pelo PROUNI.

3º passo – Com a vaga garantida e a matrícula realizada, você pode acessar o site do FIES e efetuar a sua inscrição.

4º passo – Após a inscrição é necessário comparecer ao CPSA em até 10 dias para validar o seu cadastro por meio de documentos. Se tudo for aprovado você pode assinar o contrato.

Como Retirar a 2ª Via de Boleto do FIES

O boleto do FIES é um documento que todo estudante deve retirar a cada 3 meses para efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$150 reais, referente ao financiamento. Esse boleto pode ser retirado através do site do banco escolhido – Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. Nesse endereço http://www3.caixa.gov.br/fies/asp/boleto/boletoonline2.asp  você consegue acessar a primeira e a segunda via, sem precisar informar um usuário ou uma senha.

Como Retirar a 2ª Via de Boleto do FIES

Como Retirar a 2ª Via de Boleto do FIES

Fiador do FIES – Tipos e quem não Precisa

O FIES exige dos estudantes que eles apresentem pelo menos um fiador para poder contratarem o financiamento. No entanto, essa regra não se aplica a todos. Os alunos que possuem uma bolsa parcial do PROUNI e, portanto usarão o FIES apenas para pagar metade da universidade ficam isentos de precisar apresentar um fiador, assim como os alunos matriculados em cursos de licenciatura e aqueles que possuem renda familiar de até um salário mínimo e meio.

Se você não se encaixar nesses casos, terá de escolher entre uma fiança convencional ou solidária.

 

Recomendados para você:

Comente (será moderado)