Aditamento Fies 2016 – Recontratação Fies 2016

O Fies é um programa especifico do Governo Federal que juntamente com as instituições de ensino superior particulares, custeia as despesas dos alunos.

O Fies proporciona para os estudantes a oportunidade de poder frequentar um curso de nível superior, pois o que antes era quase impossível hoje torna-se realidade para muitos.

As inscrições para o Fies podem ser feitas pelos alunos através do Sistema Informatizado do Fies, o SisFiesAluno http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal.

Saiba mais sobre o Fies, assista o vídeo !

Aditamento Fies 2016 e 2017

Os alunos interessados em fazer o aditamento do Fies em 2016 e 2017 deverão ficar atentos, pois é a renovação do contrato que deve ser feita a cada seis meses. no sistema simplificado os valores não são alterados, nem tão pouco as informações no contrato, apenas é atualizado os dados pessoais e os valores das semestralidades, para tanto os alunos deverão apenas acessar o site  do SisFies acima.

O estudante terá até 20 dias após a solicitação da CPSA Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, o mesmo deverá informar seu CPF e a senha , depois confirmar os dados do sistema caso estejam corretos.

Após o aluno deverá comparecer até a CPSA para fazer a retirada do  DRM ( Documento de Regularidade de Matrícula) que deverá estar  assinado pelo presidente ou vice-presidente da Comissão.

Aditamento fies 2016

Aditamento Fies, Saiba como Fazer.(Imagem: divulgação)

Com o DRM em mãos o aluno deverá comparecer ao agente financeiro com seu representante legal e o fiador (se o estudante assim o tiver) para formalizar as atualizações em 10 dias, a partir do  terceiro dia útil da confirmação e solicitação de adiantamento.

Vale lembrar que é importante que o aluno confira toda documentação para que esteja correta. Caso apareça alguma irregularidade ele poderá rejeitar a solicitação de adiantamento através de contato imediato com a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento para fazer as devidas correções e poder  dar inicio novamente ao processo de aditamento.

FIES 2015 e FIES 2016. - imagem: divulgação

FIES 2015 e FIES 2016. Imagem: divulgação

Outro detalhe muito importante é o pagamento dos juros do Fies que é pago a cada três meses, pois ele não deve ser esquecido. Os estudantes receberão os boletos em casa pelo correio, os valores não ultrapassam os R$ 50,00. No entanto é possível emitir a segunda via do mesmo através do site https://www3.caixa.gov.br/fies/asp/Boleto/BoletoOnline2.asp  tendo em mãos o número do CPF ou do contrato em vigência. Veja como obter o Boleto do Fies Caixa.

Financiamento Estudantil, Fies 2017

Se você deseja obter o financiamento estudantil, fique atento as datas para apresentar documentação e se inscrever para obter o financiamento através do Fies 2016 e 2017 junto a sua entidade de ensino ou em uma agencia da caixa federal. Mas o Fies conta com algumas regras básicas para validar o seu financiamento.

O aluno que desejar o Fies, não deve ter a matrícula trancada e não pode estar fazendo outro tipo de financiamento. E a última regra a ser seguida é ter uma renda familiar bruta abaixo de 20 salários mínimos, acesse agora mesmo o site do Fies através do link http://sisfiesportal.mec.gov.br/ e faça sua inscrição, lembrando que o período de inscrição vai até o dia 30 de abril, não perca mais tempo.

Fies Aditamento 2016 Segundo Semestre

O processo de renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2015 começou no dia 10. A informação foi divulgada em uma portaria criada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Além de complementar que aqueles que não conseguiram renovar os contratos no primeiro semestre também poderão fazê-lo. O prazo para o aditamento do Fies é até o dia 31 de outubro.

Documentos Necessários para se Inscrever no Fies

Para efetuar a contratação do financiamento deverão ser apresentados os documentos (originais e fotocópias):

Documentos do aluno:

  • Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) emitido pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES (CPSA);
  • Termo de concessão ou de atualização do usufruto de bolsa parcial do ProUni, quando for o caso;
  • Documento de identificação;
  • CPF próprio e, se menor de 18 anos de idade não emancipado, CPF do seu representante legal;
  • Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
  • Comprovante de residência.

Documentos do fiador (no caso da opção por fiança convencional ou fiança solidária):

  • Documento de identificação;
  • CPF;
  • Certidão de casamento;
  • CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de rendimentos, salvo no caso de fiança solidária.
Fies

Fies

Inscrição Fies 2017

Pode participar do processo seletivo do Fies 2017 o estudante que:

  • Não tenha concluído curso superior.
  • Tenha renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até dois e meio salários mínimos.
  • Tenha participado de alguma das edições do Enem a partir de 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota na redação que não seja zero.

Podem se inscrever ainda, independentemente de terem participado do Enem:

  • Os estudantes que tenham concluído o ensino médio antes de 2010.
  • Os professores do quadro permanente da rede pública de ensino, em efetivo exercício na educação básica, desde que se inscrevam em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia na sua área de atuação. Nesse caso, podem participar também os professores que já tenham concluído curso superior.

Quem Pode Participar do Fies 2017

O Fies tem como seu objetivo principal ser um programa de financiamento estudantil exclusivamente dedicado para quem não tem condições de arcar com os custos de seus estudos e deve se matricular em uma das instituições que podem participar do programa.

Acesso ao SisfiesAluno

O SisFiesAluno é o sistema informatizado do FIES e é através dele que os alunos podem solicitar o financiamento, para acessar o sistema basta entrar no link http://sisfiesportal.mec.gov.br/ e fazer o cadastro informando dados como CPF, data de nascimento, e-mail válido e uma senha, em seguida o aluno receberá um e-mail de validação para que o acesso seja concluído, depois é só usar a senha cadastrada para ter total a

Recomendados para você: